O e-mail marketing é uma das estratégias de Marketing Digital baseada no disparo de e-mails definidos a um determinado público, seja ele oriundo de uma base de contatos de clientes ou de leads que foram gerados por outras estratégias.
Por muito tempo, essa foi uma abordagem considerada comunicação intrusiva.
Com o avanço da automação de marketing, o e-mail marketing se tornou uma das melhores maneiras de entregar as mensagens certas, para os contatos certos e ainda na hora certa.
Portanto, essa é uma excelente ferramenta de Marketing Digital que pode contribuir para um negócio crescer.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que se baseia na comunicação da empresa para com seus consumidores ou leads através do e-mail.
Esse contato com os clientes pode ser realizado depois de segmentar os consumidores, utilizando ferramentas de automação que escalam o processo de personalização de mensagens.
Antigamente, ele era visto apenas como uma forma de enviar propaganda digital, sendo um canal de comunicação em massa de mensagens que eram enviadas e não eram relevantes para a maioria dos clientes.
Com a evolução do Marketing, essa ferramenta é uma das melhores maneiras de se comunicar com os consumidores.
Por que utilizar e-mail marketing?
Por mais que as redes sociais tenham ganhado a principal atenção em relação ao Marketing Digital, o e-mail permanece sendo uma ferramenta democrática, onde 92% dos adultos online fazem uso de e-mails diariamente.
Para as marcas que coletam os contatos eletrônicos dos seus clientes, o e-mail marketing pode aumentar a relevância da marca.
O e-mail marketing tem uma das grandes vantagens de ter um alcance previsível. Isso quer dizer, que ao enviar um e-mail para 200 contatos, todos esses 200 contatos vão contar com a sua mensagem na caixa de entrada. Diferente do alcance realizado em redes sociais, por exemplo.
Outro ponto é que o e-mail é uma tela em branca perfeita para os profissionais de marketing, pois não há limites de caracteres, pode contar com vídeos, imagens e GIFs. Através do corpo de mensagem, pode incluir apenas texto, elementos gráficos, links direcionando para a página certa, demonstrando ser um formato flexível.
Para montar uma estratégia de e-mail marketing é necessário ter um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e alguém que possa executar essa estratégia.
Recomendamos fortemente que procure um web designer, pois esse profissional é especializado em criação de site, criação de conteúdos e desenvolvedor de estratégias de e-mail marketing.
Fazer uma boa escolha de ferramenta é muito importante, visto que existem diversas opções que podem ser indicadas para as diferentes necessidades.
Independentemente da ferramenta que for escolhida, o investimento não vai ser muito alto. Por isso, e-mail é um dos canais de marketing digital que pode trazer o melhor retorno financeiro.
Sem grandes investimentos iniciais, tem a possibilidade de gerar um alto volume de receita.
Portanto, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta que pode ser usada com uma abordagem comercial e promocional, mas também pode ser visto muito além do que isso.
O e-mail pode ser o canal ideal para se comunicar de maneira mais pessoal com os clientes em potencial, trazendo resultados incríveis de leads.